Escola Paulista de Medicina
Molecular Biology Graduate Program

Qualificação - Novas Regras

Prezados Estudantes e Orientadores, a Comissão de Ensino e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular aprovou, no segundo semestre de 2021, novas regras para as Qualificações de Mestrado e Doutorado. As novas regras já estão sendo aplicadas aos estudantes que estão em processo de qualificação a partir do primeiro semestre de 2022.

Qualificação para o MESTRADO:

O exame consistirá de uma apresentação de 20 a 25 minutos pelo estudante sobre o tema da dissertação.
A seguir, a banca constituída por 3 professores arguirá o estudante durante 30 a 45 minutos.
A avaliação do(a) candidato(a) será feita com base na clareza e no tempo de apresentação, e no conhecimento demonstrado durante a apresentação e arguição: embasamento teórico, objetividade e entendimento das metodologias empregadas em seu projeto de pesquisa.

O estudante deve elaborar um resumo estendido do projeto em português com 400 a 600 palavras contendo título, nome dos autores (por favor incluir nome de pesquisadores colaboradores que contribuíram diretamente para o trabalho), e conteúdo estruturado em seções: introdução, objetivos, métodos, resultados obtidos até o momento, próximos passos, e de 4 a 6 palavras-chave. A critério do Orientador e do Candidato o resumo poderá ser complementado com um infográfico (graphical abstract).

Qualificação para o DOUTORADO:

A apresentação deverá ter a duração de 25 a 30 minutos.
Deverá conter a contextualização do objetivo do trabalho, breve descrição dos métodos utilizados, resultados obtidos, conclusões parciais e próximos passos.
A avaliação do(a) candidato(a) será feita com base no conhecimento demonstrado durante a apresentação e arguição, clareza e o tempo de apresentação, embasamento teórico, objetividade e entendimento das metodologias empregadas em seu projeto de pesquisa. Além disso, o(a) candidato(a) deverá demonstrar o entendimento de como sua pesquisa se insere na respectiva área de conhecimento, e arguir sobre as limitações metodológicas e interpretativas, assim como sobre as conclusões parciais relativas aos resultados obtidos até o momento da qualificação.
A Banca avaliará também o andamento do projeto frente aos resultados apresentados.

O estudante deve elaborar um resumo estendido do projeto em português com 400 a 600 palavras contendo título, nome dos autores (por favor incluir nome de pesquisadores colaboradores que contribuíram diretamente para o trabalho), e conteúdo estruturado em seções: introdução, objetivos, métodos, resultados obtidos até o momento, próximos passos, e de 4 a 6 palavras-chave. A critério do Orientador e do Candidato o resumo poderá ser complementado com um infográfico (graphical abstract). O resumo deverá ser enviado à secretaria de pós-graduação através do e-mail capucim@unifesp.br até 15 dias após o recebimento da notificação da secretaria.

Artigos Relacionados - Informes

11 Aug 2021 20:16

Nos dias 02, 10 e 11 de agosto o Programa de Pós-Graduaçao em Biologia Molecular realizou [ ... ]

Informes
31 May 2022 09:43

Prezados Estudantes e Orientadores, a Comissão de Ensino e Pesquisa do Programa de Pós-Graduação [ ... ]

Informes
04 Apr 2017 19:22

 

O Programa mantém colaborações internacionais, com financiamento do CNPq, [ ... ]

Informes

© 2013 - 2020 Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus São Paulo - Rua Três de Maio, 100, 4° andar, CEP: 04044-020, Vila Clementino, São Paulo - SP.

Telefone: (11) 55764444 Voip: 1186/1180 (Maurício - capucim@unifesp.br)